10 erros na hora de escolher um sistema de gestão que você precisa evitar!
Trabalhar com um bom sistema de gestão dentro da empresa é, sem dúvida, um passo muito importante para otimizar e profissionalizar toda a rotina de atividades da instituição. Entretanto, são muitos também os erros que acabam por atrapalhar na conquista dos resultados, sendo indispensável atentar-se a eles a fim de melhorar o dia a dia da empresa. 

A escolha e, principalmente, o bom uso de um sistema de gestão empresarial no negócio garantem inúmeras vantagens competitivas e benefícios que podem ser sentidos nos diferentes departamentos do seu empreendimento. Isso garante agilidade e eficiência, tornando o sistema de gestão um verdadeiro aliado e incentivando o crescimento da sua empresa. 

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir quais erros estão colocando o seu sistema de gestão para baixo? Você está no lugar certo! Acompanhem, a seguir, quais são os principais erros e veja como evitar cada um deles no dia a dia do seu estabelecimento, independente de qual seja o seu segmento de atuação. 

Existem alguns erros que, infelizmente, são muito comuns quando falamos no planejamento e na implantação dos sistemas de gestão. No geral, eles podem ser evitados. Confiram quais são os 10 principais erros encontrados nos sistemas de gestão empresarial e vejam como não incorrer em nenhum deles:
1- Contratação do software, mas falta de apoio para o uso


As empresas pecam muito ao escolher o sistema de gestão e contratá-lo sem garantir que junto venha o apoio para o uso desse software. O sistema pode ser completo, maravilhoso e cheio de bons recursos, porém, se os colaboradores não souberem usar, de que adiantará? 

É importante que além de contratar um sistema de gestão empresarial, a empresa garanta um apoio, como um acompanhamento profissional, por exemplo, a fim de que nada passe batido e realmente o software impacte de modo positivo na rotina de trabalho.
2- Desconhecimento sobre como usar todos os recursos


Complementando o erro anterior, muitas empresas contentam-se em usar apenas o que é básico tratando-se do seu próprio sistema de gestão empresarial. Insistem que o estritamente necessário já é suficiente e perdem muitas oportunidades de crescimento. 

Mas, como conhecer todos os recursos? É importante indagar junto ao criador quais são as possibilidades para usar o seu pacote! Além disso, não tenha medo de explorar absolutamente tudo dentro do sistema. Cada mecanismo deve ser usado, a fim de melhores resultados.
3- Desconsiderar manutenções e atualizações


Outro erro que as empresas sempre cometem é o de investir uma única vez em um sistema e achar que isso será suficiente por incontáveis anos, quando na verdade, diariamente inovações são lançadas e, por isso, é significativo sempre atualizar. 

Com o lançamento de novas tecnologias é importante que a empresa tenha o que existe de mais moderno, atualizando e reciclando, sempre, o seu sistema de gestão. Mantenha essa política de modo contínuo.
4- Escolher o fornecedor sem o devido cuidado


Preço X qualidade. Se considerar apenas o preço quando procurar por um fornecedor pode ser que cometa graves erros que, posteriormente, colocarão em risco os excelentes resultados pretendidos. É relevante escolher com atenção especial a qualidade do software. 

Pesquise sempre pelo fornecedor. Quais são seus trabalhos no mercado, as garantias dadas e, até mesmo, a estrutura utilizada no sistema de gestão empresarial. Tire todas as dúvidas e tenha certeza antes de fixar sua escolha, certo?
5- Falta de mapeamento dos processos internos


Um sistema de gestão empresarial deve levar em conta todas as atividades e procedimentos que são feitos internamente na rotina do trabalho, a fim de potencializá-los e torná-los mais profissionais e facilmente aplicados. 

Esse mapeamento deve ser a fase preliminar de qualquer desenho para o software. Garanta que o fornecedor se preocupe em entender verdadeiramente qual é a rotina de atividades por trás, antes de desenvolver o sistema. Só assim será possível ter a qualidade desejada.
6- Falta de um profissional capacitado para usar o sistema de gestão


Planejar e implantar um sistema de gestão empresarial é importante, mas é apenas a primeira fase para uma trajetória de sucesso. É preciso mais, muito mais! Atualmente, muitos fornecedores já garantem um acompanhamento bem de perto de seus softwares. 

Isso acontece a partir da proximidade de um profissional completamente capacitado dentro do dia a dia de trabalho da empresa. Esse gestor colocará em dia toda a rotina de trabalho junto ao sistema mostrando aos colaboradores como melhor utilizá-lo.
7- Menosprezar investimentos com treinamento


Por falar em ensinar os demais colaboradores, é indispensável que a empresa tenha em mente que sem o correto treinamento, nem mesmo o melhor sistema de gestão poderia acrescentar um bom resultado ao empreendimento. Preveja esse investimento! 

O ideal mesmo é que as empresas tenham um calendário de treinamento com que possam trabalhar.

Seja para apresentar uma modernização ou simplesmente fazer a reciclagem do uso do sistema já implantado, não cometa o erro de menosprezar o treinamento, certo?
8- Não saber sobre gestão financeira


Um sistema de gestão empresarial deve, necessariamente, prever a gestão financeira do empreendimento. Afinal, tudo está relacionado, não é mesmo? E são as finanças que conseguem fazer com que os planos se tornem objetivos concretos a se realizar. 

Para quem não entende muito sobre a importância desse assunto, o indicado é encontrar um profissional na área, para que, juntos, possam administrar melhor essa parte do software.
9- Não fazer uso das métricas para avaliar o desempenho do software


Será que o sistema de gestão que você tem está bom e está servindo para tudo aquilo que você precisa? Você não saberá responder a essa pergunta se não souber, de fato, quais estão sendo os resultados do seu software. Por isso, use métricas! 

As métricas deverão definir se o que foi esperado e planejado está sendo, de fato, cumprido. Defina quais são as melhores formas de fazer essa avaliação considerando suas prioridades e quais são as aplicações do seu sistema de gestão.
10- Planejamento ineficaz na hora de implantar o software


Por fim, um dos erros mais comuns, infelizmente, ocorre ainda na implantação. As pessoas têm pressa e, devido a isso, muitas vezes pulam etapas importantes do planejamento executando e implantando um software não tão suficiente quanto se esperaria. Com isso, os resultados ficam prejudicados sendo necessário intervenções rápidas!





Gostou de descobrir quais são os erros que precisam ser evitados no planejamento, implantação e uso do seu sistema de gestão empresarial? Então, aproveite para conhecer também uma excelente opção em gerenciamento deste sistema! Veja como a eficiência, o profissionalismo e a organização devem andar sempre juntos no Gerente Online!